logo-autarquia

A obter dados...

Sociedade Musical Recrativa do Alqueidão


Fundada em 5 de Junho de 1927

Decorria o ano de 1926 e a animação musical em Alqueidão estava a cargo de duas tunas, a Tuna Velha e a Tuna Nova.

Nesse mesmo ano, um grupo de catorze decididos Alqueidanenses resolveram fundar uma Filarmónica, quotizaram-se entre si e adquiriram por compra, naquela altura, 32 instrumentos.

Sensibilizando a juventude de então, a Filarmónica foi composta por músicos, todos naturais da freguesia, que receberam desde logo as primeiras aulas de solfejo e iniciação instrumental.

Estes ensinamentos foram ministrados pelo competente Mestre Oleiro, natural de Alfarelos, que foi o primeiro regente da Filarmónica e, em apenas um ano e depois de intensivos ensaios, os músicos estavam afinados e prontos a subir ao coreto.

A Filarmónica saiu à rua pela primeira vez, em 5 de Junho de 1927, um ano após a data da sua fundação, perante a admiração e contentamento das populações locais, exactamente e como não podia deixar de ser, no Alqueidão.

A primeira sala de ensaio da Filarmónica foi a casa de Albino Pereira dos Santos, um dos fundadores e filantropo que acabaria por doar o terreno onde se encontra a actual sede, inaugurada em 1982.

Longa já vai sendo a história da S.M.R.A. e já diversas gerações de jovens passaram pelas fileiras da Filarmónica. Todos conviveram e se recrearam, beneficiaram e aumentaram o seu capital de cultura geral, dignificaram a Filarmónica e contribuíram para que o nome de Alqueidão fosse levado tão longe quanto possível, fazendo dela uma referência para toda a população da freguesia do Alqueidão.

Como quase todas as filarmónicas, a Filarmónica do Alqueidão, participa nos mais diversos eventos socioculturais e recreativos, nomeadamente: Concertos; Arruadas; Procissões e outras Festas Religiosas; Actos Oficiais; Encontros de Bandas Filarmónicas e outras comemorações.

Tem em actividade uma escola de música de ensino gratuito, que é frequentada no presente ano lectivo por 48 alunos de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 6 e 60 anos e que tem o apoio da empresa Ernesto Morgado, S.A., com sede em Barra – Alqueidão.

Actualmente a Banda Filarmónica é composta por 52 elementos executantes.

A direcção técnica e artística da Banda Filarmónica estão a cargo do Maestro, Prof. Celso Jorge Azevedo Rama desde Outubro de 2007, que exerce, igualmente, as funções de Professor e Director Pedagógico da Escola de Música “Ernesto Morgado”

Última atualização: 06-12-2023

Informações


Morada: Praça Albino Pereira dos Santos, S/n

Código Postal: 3090 - 431

Localidade: Alqueidão - Figueira da Foz

Telefone: Sem informação

Telemóvel: +351 965 074 108

Fax: Sem informação

Outro contacto: 962464974 - Paulo Marques (Presidente da Direção))

Email: info@filarmonicadoalqueidao.com

Localização (Latitude, Longitude): Sem informação