logo-autarquia

A obter dados...

Projeto Europeu “Património Cultural - Um Alicerce para o Futuro da Europa”

Decorreu de 3 a 6 de novembro 2022 em Santiago de Compostela – Espanha, o 5º e último evento do nosso projeto. Chegamos assim ao fim de vários meses e momentos de partilha e de aprendizagem, e sentimos um misto de emoções e sentimentos. Um sentimento de enorme gratidão para com o GIS e Rosa Batista por ter convidado a nossa Freguesia a participar num projeto desta dimensão. Foi para nós e para a Freguesia de Alqueidão um orgulho poder levar o nome do Alqueidão, da Figueira da Foz e de Portugal até junto de tantos parceiros, comunidades e cidadãos. Nunca pensamos que uma Freguesia com cerca 1500 habitantes, uma Freguesia rural essencialmente agrícola, pudesse ganhar um projeto Europeu e quando há um ano recebemos a notícia, ficamos muito feliz e emocionados. Sabíamos que a nossa Freguesia e o nosso Concelho tinha muito de Cultura e Património para mostrar e divulgar. Um agradecimento especial à Vânia Jordão, colaboradora do GIS, responsável pela elaboração da candidatura e por toda a organização administrativa dos eventos, ao João Jorge Ferreira pelo trabalho de logística em todos os eventos.

Este Projeto foi sem duvida, uma excelente oportunidade para nós, onde todos os participantes puderam mostrar e partilhar a sua riqueza cultural e contactar com outras realidades e tradições, assim como, com boas práticas, possíveis de replicar noutros contextos, permitindo o desenvolvimento das diferentes localidades.

Cada um dos países mostrou o que de melhor tem na sua Freguesia e País.

Foi uma experiência incrível, com pessoas espetaculares.

Conhecemos culturas, gastronomia e patrimónios muito diferentes mas somos todos sem dúvida EUROPA!!!!!

Publicado por: Freguesia de Alqueidão

Publicado em: 07-01-2023

Documentos

"Cultural Heritage" - A Foouondation for Building Europe's Future" - Documento 1